17 de jul. de 2018

Coloração pessoal: saiba o que é e como funciona a análise de cores


O que é coloração pessoal?
As cores certas vão iluminar o rosto, suavizar a textura da pele e equilibrar os 
traços. As cores que não funcionam muito para um certo tipo de pessoa,
são capazes de “apagar” o visual e ressaltar tudo aquilo que te incomoda. A análise de cores é uma teoria que define 12 grupos diferentes de coloração, tendo como referência as quatro estações da Natureza. Primavera, Verão, Outono e Inverno podem ainda ser divididos em intensos, profundos ou puros.

Cada pessoa é uma estação do ano, de acordo com o método da análise sazonal expandido. Primavera: cores claras, brilhantes, alegres e luminosas, Verão: cores suaves, acinzentadas e sutis, Outono: cores quentes, profundas e terrosas, Inverno: cores puras, intensas e dramáticas.
Como descobrir sua coloração pessoal?
Para descobrir a sua coloração pessoal, você precisa fazer uma análise cromática (de cores) com uma consultora de imagem e estilo (comigo, claro... rsrsrs). É justamente nessa análise que você vai descobrir as cores certas que fazem a cor do rosto reagir de formas diferentes, mostrando ou escondendo imperfeições, como marcas de expressão, espinhas, buço, sardas, manchas e olheiras.




Como saber se sua pele é quente ou fria?

Uma boa forma de tentar descobrir se você tem a pele fria ou quente, é olhando o seu guarda-roupa. Se você se acha mais bonita (com cara de saudável, radiante) usando pink, preto, tonalidades de azul e lilás pode ter a coloração mais fria, e quem se acha linda quando usa peças alaranjadas, douradas, salmão ou turquesa, pode ter a coloração mais quente.
Outra pista da temperatura da sua pele é a reação que ela tem ao sol: quem tem a pele fria, costuma ficar vermelha, enquanto as pessoas que têm a pele quente, bronzeiam.
Olhe para as veias do seu pulso. Se forem mais azuladas, seu tom tende para o frio, já se as veias forem mais esverdeadas, seu tom de pele tende para o quente.O tom neutro fica no meio termo, com veias azuis-esverdeadas.
Outra forma é respondendo essas perguntas:
  • Eu fico melhor de dourado (quente) ou de prateado (frio)?
  • Eu fico melhor de marrom (quente) ou de preto (frio)?
  • Você pode fazer essa comparação de frente para o espelho (nosso melhor amigo), à luz natural (se for de manhã, melhor ainda!).
  • Coloca um brinco dourado, depois um prata ou, coloca uma blusa preta ou marrom do lado do rosto e vai comparando.

Contraste na coloração pessoal

Outro ponto importante é saber qual o nível de contraste da pele, se é alto, médio ou baixo. Se  a pele  e  os  cabelos  são  claros (ou a pele e o cabelo são escuros),  o  contraste  é  bem  baixo,  então essa pessoa  vai ficar mais  bonita se  repetir  o baixo  contraste  também  nas  roupas  e  nos  acessórios  (tipo blusa branca e blazer rosa claro).
Se a pessoa tem  a  pele ainda  mais  clara  mas  o  cabelo  não  tão  escuro  –  ou  se  o  cabelo  é escuro  mas  a pele  não  é tão  clara  –  o  contraste  dela  baixa  um  pouquinho  e  fica  médio, o  que  pode  ser repetido  na coordenação  de  cores  das  roupas  também, como  camisa rosa e saia cinza.
Se  uma  pessoa  tem  pele  clarinha  e  cabelo  super  escuro,  ela  tem  um  alto  contraste entre  esses dois  tons  e pode  fazer  altos  contrastes  também  na  hora  de  coordenar  as  cores que  vai  usar (tipo  uma blusa  branca  e uma calça  preta).
Caso a pessoa com alto contraste use cores de tonalidades muito próximas entre si, não valoriza a coloração dela. E se alguém com baixo contraste faz uma coordenação super contrastante, a roupa chega primeiro, e a pessoa, apagada.
Para ficar harmonioso, quem tem contraste pessoal baixo, precisa coordenar roupas com contraste baixo nas cores, e assim com o médio e alto contraste também.  Você consegue saber qual o seu tipo de contraste, basta passar uma foto sua (sem maquiagem) para o photoshop e transformar em preto e branco para ver as escalas de branco, preto e cinza.
Veja nos exemplos abaixo: a morena tem alto contraste e a loira, baixo contraste. Fazendo esse teste, fica muito simples saber seu grau de contraste.

As melhores cores também serão usadas para maquiagem, acessórios (brincos, colares) e até esmaltes de unhas. E além disso, descobriremos as melhores cores de cabelo, caso você tenha alguma coloração e as combinações de looks. Bacana, né?
Gostou? Então faça contato comigo e vamos conversar!

Nenhum comentário: